segunda-feira, 8 de junho de 2015

Estudando a Bíblia entre irmãos - A Queda pt III



       Olá! Hoje concluiremos a explanação sobre a queda! Novamente, o Pr. Rafael é o expositor, ele estará nos ajudando a compreender um pouco daquilo que a Queda tem a nos ensinar.

Versículos 20-21
       Deus deu nome ao homem e o chamou Adão, que significa terra vermelha; Adão deu nome à mulher e a chamou Eva, isto é, vida. Adão leva o nome do corpo mortal, Eva o da alma que vivente. Provavelmente Adão tenha levado em conta a bênção de um Redentor, a Semente prometida, ao chamar Eva ou vida a sua esposa; pois Ele seria a vida de todos os crentes, e nEle seriam abençoadas todas as famílias da terra.
       Veja-se, também, o cuidado de Deus por nossos primeiros pais, as fez agasalhantes e fortes, rústicas e muito simples; não mantos de escarlate, senão túnicas de peles.
       Tendo comida e abrigo, fiquem contentes; eles estão tão bem como Adão e Eva. Que aqueles que estão finalmente vestidos, aprendam a não fazer das vestimentas seu ornamento.
       Supõe-se que as bestas, de cujas peles Deus os vestiu, foram mortas não para comida do homem, senão para sacrifício, para tipificar Cristo, o grande Sacrifício. Adão e Eva se fizeram aventais de folhas de figueira, cobertura demasiado estreita para envolvê-los (Is 28.20). Tais são todos os trapos de nossa justiça própria. Mas Deus lhes fez túnicas de peles, grandes, firmes, duradouras e de sua medida: tal é a justiça de Cristo; portanto, vistam-se do Senhor Jesus Cristo.

Versículos 22-24
       Deus expulsou o homem e disse-lhe: que já não deveria ocupar nem desfrutar do jardim. Mas o homem gostava daquele lugar e não estava disposto a sair, portanto Deus o fez partir. Isto significou a exclusão dele e de toda sua raça culpável da comunhão com Deus, que era a bênção e a glória do paraíso. Porém o homem foi enviado a lavrar o solo do qual fora tomado. Ele foi enviado a um lugar de árduo trabalho, não a um lugar de tormento. Nossos primeiros pais foram excluídos dos privilégios de seu estado de inocência, embora não foram livrados ao desespero.
       Foi fechado o caminho a árvore da vida. Daí em diante seria em vão que ele e os seus esperassem retidão, vida e felicidade pela aliança de obras; porque ao quebrantar o mandamento dessa aliança, sua maldição cobra plena vigência: somos todos destruídos se somos julgados por essa aliança. Deus revelou isto a Adão, não para levá-lo ao desespero, senão para animá-lo a buscar a vida e a felicidade na Semente prometida, por quem se abre diante de nós um caminho novo e vivo para o Lugar Santíssimo.

Conclusão
       Com a desobediência a ordem expressa de Deus devido à incredulidade de Eva e Adão, o pecado se infiltrou na criação de Deus causando a separação da criatura do Criador. De sua posição de santidade e inocência, o Homem se viu agora expulso do jardim de Deus tendo que trabalhar para sobreviver e ficar sujeito aos ataques constantes de satanás que com o pecado original cegou o Homem para as coisas de Deus.
       O Homem estava condenado pelo seu erro, e esta punição seria terrível e eterna se Deus não providenciasse a solução para a Sua criação perdida em seus delitos e pecados – Cristo.

       Então é isso! Semana que vem falaremos das consequências que a queda produziu no homem. E teremos mais um convidado ilustre, o nosso pastor (e presidente!!) Neto!

Ênedy Fernandes

Postagens Relacionadas:

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Queda pt. II

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Queda pt. I

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. III

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. II

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. I

Estudando a bíblia entre irmãos - Apresentando!



O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário